Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Exposições de fotos são atração no Parque de Brasília

Editoria: Vininha F. Carvalho 21/06/2013

Frequentadores e visitantes do Parque Nacional de Brasília podem apreciar durante este mês a exposição de fotos As Quaresmeiras, em cartaz no Centro de Educação Ambiental.

Os trabalhos são de autoria de Paulo Henrique G. Cruz Jr, convidado no ano passado a fotografar as quaresmeiras (Tibouchina Granulosa) existentes na unidade de conservação (UC), gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Bidoviersidade (ICMBio).

“Quando cheguei ao parque e comecei a trabalhar, percebi que a floração das quaresmeiras era muito mais que apenas árvores em flor, mas, sim, uma explosão da cor violeta, que se expandia por todo o ambiente”, diz Paulo Henrique na apresentação da exposição. Todas as imagens foram doadas ao acervo da UC.

A cor roxa e sua época de floração, que ocorre no período religioso da quaresma, são as razões para o nome da espécie. As quaresmeiras são árvores de ocorrência no Cerrado, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura, com tronco de 30 a 40 centímetros de diâmetro. Ela floresce entre os meses de janeiro e abril e também entre junho e agosto.

Devido às suas características, a espécie é muito usada no paisagismo de cidades. Ela é considerada uma planta rústica de crescimento rápido, suporta clima seco e quente, solos pobres, sendo utilizada na revegetação de áreas degradadas.


- Biodiversidade do Cerrado:

Segue em exibição no mesmo local, até o final deste mês, exposição fotográfica de Paulo de Araújo e Martim Garcia, da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente, que enfoca a biodiversidade do Cerrado.

A maior parte das fotografias tem como cenário o Parque Nacional de Brasília, mas a exposição retrata, também, a vegetação presente na área central de Brasília e a biodiversidade da Chapada dos Veadeiros.

Desde sua reabertura, em fevereiro, o Centro de Educação Ambiental do parque busca atrair a comunidade para dentro da unidade de conservação e fazer com que as pessoas compartilhem suas impressões, por meio de fotos ou vídeos, acerca das belezas preservadas na unidade. Os interessados em apresentar seu trabalho no espaço podem agendar um horário com os técnicos da área de educação ambiental ou visitação do parque.


- Serviço:

Exposições fotográficas As Quaresmeiras e Cerrado

Local: Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília

Diariamente -Horário: 9h às 16h

Fonte: ICMbio