Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Expedição marcou o início do monitoramento de mamíferos terrestres da Caatinga

Editoria: Vininha F. Carvalho 06/07/2012

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Cenap/ICMBio) realizou, entre os dias 02 de maio a 03 de junho a primeira expedição de campo, na Floresta Nacional Contendas do Sincorá, localizada na Bahia.

O objetivo dessa expedição foi o monitoramento de mamíferos terrestres de médio e grande porte em unidades de conservação federais da Caatinga.

Nesta etapa inicial do programa, o ICMBio realizou atividades de capacitação e nivelamento de métodos e técnicas de aplicação dos protocolos de campo, para os atores envolvidos, que contou com a participação de bolsistas do ICMBio e da comunidade local e de uma bióloga da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

As atividades de campo incluíram duas metodologias diferenciadas: censo por armadilhas fotográficas e por transecção linear, em 5 trilhas de aproximadamente quatro quilômetros cada. Como complemento, foram instaladas armadilhas de pegadas a cada 500 metros.

A análise dos dados desta pesquisa vai gerar uma lista atualizada das espécies que ocorrem em cada área, além de obter parâmetros populacionais de abundância e densidade para subsidiar ações de conservação e uso sustentável de espécies.

Os resultados preliminares incluem o registro de 13 espécies, sendo que duas delas não constam no Plano de Manejo da unidade de conservação.


Fonte: ICMbio