Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Brasileira foi premiada no Green Talents 2011

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/01/2012

A premiação aconteceu em dezembro, em Berlim. E entre os 20 premiados, está a pesquisadora brasileira Dra. Ana Paula Bortoleto, da Universidade de Sheffield, no Reino Unido. Ela recebeu do governo alemão o título de “Green Talent 2011”.

Ana Paula realizou uma pesquisa na qual compara os programas de descarte de resíduos de São Paulo e de Sheffield, enfatizando a questão comportamental, buscando entender o que leva os cidadãos a se mobilizarem quando o assunto é coleta seletiva e reciclagem. Ela se destacou entre os 331 jovens pesquisadores inscritos, de 58 diferentes países.

A Dra. Ana Paula Bortoleto acredita que o desenvolvimento sustentável é a condição necessária para uma gestão de resíduos sólidos de sucesso, particularmente em grandes áreas urbanas, e ela está dedicando seu trabalho para uma melhor compreensão do comportamento das pessoas e de como elas se relacionam com os resíduos e a gestão desses resíduos.

Durante os últimos sete anos, ela vem pesquisando diferentes aspectos da gestão de resíduos sólidos. Embora ela seja engenheira ambiental por formação, seu interesse atualmente está no comportamento, especialmente na motivação das pessoas em desempenhar atividades relacionadas aos resíduos em diferentes situações.

Em sua graduação, ela estudou e avaliou o potencial reciclável dos resíduos sólidos de origem médica. Também trabalhou em instalações médicas para implementar programas de gestão de resíduos sólidos com foco na prevenção e reciclagem.

Na faculdade, Dra. Bortoleto estudou o impacto de programas de gestão de resíduos sólidos no Brasil em que ex-catadores foram contratados para promover atividades de reciclagem.

Para seus estudos de doutorado, ela analisou o comportamento dos residentes em São Paulo com relação à prevenção de resíduos, para obter uma melhor compreensão do impacto do comportamento em políticas de gestão de resíduos sólidos.

Como uma extensão da sua tese de doutorado, Dra. Bortoleto foi premiada pela União Européia com uma bolsa Marie Curie International Incoming Fellowship para trabalhar na Universidade de Sheffield, no Reino Unido.

Lá, ela está estudando o comportamento de prevenção dos resíduos dos cidadãos de Sheffield, e vai comparar seus resultados com o que ela encontrou em São Paulo.

Além disso, ela vai determinar como as políticas públicas podem manter o comportamento dos cidadãos em mente para que a quantidade de resíduos sólidos gerada possa ser diminuída.

O júri gostou particularmente do forte background de pesquisa da Dra. Bortoleto, assim como da sua abordagem internacional e comparativa no estudo da gestão de resíduos. Eles esperam que seu projeto atual em Sheffield seja uma importante contribuição para a discussão sobre políticas públicas sobre como motivar as pessoas a mudarem a maneira de lidar com seus lixos.

A Dra. Bortoleto está interessada em aprender mais sobre novas abordagens, metodologias e pontos de vista relacionados à análise do comportamento durante sua temporada na Alemanha.

"Na minha primeira visita a Alemanha, fiquei muito impressionada com as políticas públicas adotadas pela população em Berlim. Gostaria de conhecer mais profundamente sobre todas as políticas e pesquisas relacionadas que têm sido realizadas na Alemanha, um país conhecido por suas iniciativas verdes”, diz ela.

Fonte: Paula Bianca