Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Avaliação metabólica é utilizada para diagnosticar a síndrome em animais

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/04/2012

Assim como na medicina humana que recentemente descobriu que o tamanho da circunferência do abdômen pode identificar pré disposição a certas doenças relacionadas ao metabolismo como colesterol, obesidade e hipertensão, entre outras. A medicina veterinária também está utilizando desta descoberta humanizada para diagnosticar essas doenças também nos animais.

No mês de maio, o Hospital Veterinário Pet Care realiza uma campanha para incentivar proprietários a fazerem o diagnóstico de um problema que pode prejudicar a saúde dos cães e gatos: a Síndrome Metabólica.

Relativamente nova, a ocorrência dessa síndrome em animais tem sido cada vez mais frequente e pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças como diabetes, pancreatite, distúrbios vasculares e lipidose hepática.

Entre as alterações associadas à síndrome, estão o excesso de gordura e insulina no sangue, hipertensão arterial e obesidade, principalmente abdominal.

O alerta é que a existência dessa síndrome em um animal pode passar despercebida uma vez que não existem sintomas específicos.

“Por isso, a correta identificação do problema é fundamental para promover o tratamento adequado e a prevenção destas doenças, além de aumentar a longevidade e qualidade de vida animais de estimação”, explica Dr. Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care.

Na valiação metabólica voltada para a investigação dessa síndrome, os especialistas farão uma análise nutricional e de hábitos, um exame clínico geral, mensuração de porcentagem de gordura corpórea, mensuração de pressão arterial sistêmica e exames laboratoriais que indicam presença de síndrome metabólica, como dosagem de colesterol, triglicérides, glicemia, insulina.

Fonte: Dr. Marcelo Quinzani - diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care