Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Beleza dos parques nacionais será mostrada no CasaPark em Brasília

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/10/2011

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) promovem, até o dia 16 de outubro, no CasaPark, shopping localizado no Setor de Garagem e Concessionárias de Veículos (SGCV) Sul, s/n, Lote 22, em Brasília-DF, a Exposição Fotográfica "Patrimônios Naturais – Edição Parques Nacionais Brasileiros".

A exposição foi aberta a quinta-feira (6/10), às 19h30, para convidados. A partir de sexta-feira (7/10) foi aberta à visitação pública e permanecerá no espaço até o dia 16 de outubro. A referência para se chegar é a proximidade com o Park Shopping.

O visitante tem motivos de sobra para apreciar este importante trabalho fotográfico sobre os mais belos cenários brasileiros. Afinal, são 23 painéis, que trazem visões marcantes dos nossos parques nacionais.

Como a mostra não poderia retratar cada uma das 310 unidades de conservação federais, pertencentes às 12 categorias administradas pelo Instituto Chico Mendes, buscou-se dar uma visão representativa dessas áreas.

O ICMBio é uma autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável por proteger hoje 75 milhões de hectares, o correspondente a quase 9% do território brasileiro.

Os cenários reunidos na mostra fotográfica, com curadoria do fotógrafo profissional João Paulo Barbosa, não só revelam a exuberância das infindáveis possibilidades de vida e sua interdependênci, como também comprovam os resultados de uma política de proteção ambiental que, por extenso, implica preservação e conservação da biodiversidade e de paisagens, e valorização do homem e sua cultura - o que representa uma aposta no futuro.

As belas imagens de alguns dos mais representativos parques nacionais brasileiros foram registradas e cedidas por 12 fotógrafos: Alessandro Max, Alex Uchôa, Flávio Varricchio, João Paulo Barbosa, Márcio Cabral, Marcos Amend, Ney Oliveira, Olivier Boëls, Renato Seerig e Rubens Matsushita, além dos analistas ambientais Leonardo Milano e Nelson Yoneda, do ICMBio.

Fonte: AGBio