Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Educação canina traz benefícios para o relacionamento com o proprietário

Editoria: Vininha F. Carvalho 14/08/2009

Por falta de conhecimento sobre o processo de aprendizagem dos animais, os donos acabam reforçando comportamentos negativos. Saiba como promover uma educação correta para seu melhor amigo desde a fase de filhote.

A maioria dos problemas no relacionamento entre cães e seus donos se dá por falhas na comunicação. “Por mais que o proprietário se empenhe em conversar com o animal, ele não entende português. O que ele assimila são os limites de certo e errado, que devem ser colocados a partir do momento em que o animal entra na casa”, comenta empresário Aldo Macellaro Jr, do Hotel Fazenda Clube de Cãompo, Itu/SP.

O empresário alerta para o fato de que muitos adquirem o cão por impulsividade e não estão preparados para lidar com as características das raças ou técnicas de treinamento. Por falta de conhecimento sobre o processo de aprendizagem do cão, os donos acabam utilizando de forma errada os meios de comunicação e reforçando comportamentos inadequados.

“O que é certo e o errado varia muito entre as famílias. Alguns querem dormir com o cão na cama enquanto outros não permitem que eles entrem em casa. O importante é saber o que se quer do cão e estabelecer uma rotina consistente, que deve ser seguida”, explica.

No Clube de Cãompo a metodologia utilizada nas aulas de obediência consiste em um plano de treinamento que ensina o dono a adestrar o próprio cão. As aulas são individuais e duram em média uma hora.

Durante este período, os profissionais ensinam o adestramento básico (ficar, sentar, deitar), a passear na guia – para evitar aqueles famosos casos em que o cão conduz o dono durante a caminhada – socialização com outros animais e introdução aos esportes.

Macellaro afirma que, quanto mais cedo o proprietário iniciar o treinamento, mais fácil e natural será a educação. “Assim, conseguimos evitar os vícios comportamentais indesejáveis porque aproveitamos os períodos críticos naturais de aprendizado dos cães”.

As Puppy Classes, aulas para filhotes, podem ser iniciadas após as primeiras vacinas e liberação pelo médico veterinário. A única restrição está antes dos 60 dias de vida, período em que o cãozinho deve ficar com mãe e irmãos e onde terá uma base educacional mais sólida, o que facilita a convivência com a nova família.

Os cães com mais idade podem ter vícios de comportamento que dificultam o adestramento. “Eles já estão condicionados e podem ter menos energia, mas a noção de que um cão mais velho não consegue aprender é errada”, desmistifica Macellaro.

“Existem cães com mais ou menos motivação, mas o que determina o sucesso do treinamento é a dedicação que o dono terá durante o relacionamento diário com o cão, aliada às técnicas de comunicação e educação passadas pelos profissionais”, revela.

O tempo necessário para que o animal compreenda os primeiros comandos varia de acordo com o cão e o proprietário, mas o empresário afirma que a maioria já aprende a sentar na primeira aula. Além do adestramento básico, o Clube de Cãompo oferece soluções para desvios comportamentais em geral, desde problemas de convivência mais simples até casos mais graves de agressividade.

SERVIÇO:

Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para cães

Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 94,5 – Itu/SP.








Fonte: Tay Bueno