Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Ciclo biológico de formigas e baleias inspiram ações de RH no ambiente corporativo

Editoria: Vininha F. Carvalho 10/07/2009

O meio ambiente está se transformando em inspiração para o ambiente corporativo. Jogos baseados na vida de formigas, baleias e outros animais são a mais nova ferramenta de gestão de pessoas e recursos para as empresas.

Criados pela Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas, os jogos propiciam aos Recursos Humanos um ambiente lúdico, fazem pensar e agregam valor ao dia-a-dia profissional por não serem um simples treinamento, mas sim um desenvolvimento profissional, lê-se desenvolvimento algo que não é somente no momento do aprendizado, mas que pela metodologia e forma de trabalho permanece e faz a diferença no dia-a-dia das equipes.

Os treinamentos são voltados à liderança intermediária das empresas (coordenadores, supervisores e gerentes de relacionamento com clientes, call Center, atendimento, qualidade e gestores de equipes, entre outros).

As dinâmicas são construídas a partir da Metodologia de Ciclo de Aprendizagem Vivencial e Significativa. “Queremos ancorar o aprendizado em temas já conhecidos, mas pouco vivenciados e, a partir daí, construir uma “escada” de crescimento profissional que vai do básico até o objetivo final, que é a edificação de uma nova visão e alinhamento de papéis”, explica a diretora da Deep, Juliana Almeida Dutra, consultora em Gestão de Talentos e especialista em Marketing e Relacionamento com Clientes.

Todos os cenários dos jogos são grafitados por Michel Onguer. A Deep uniu várias linguagens no desenvolvimento desses jogos – arte e meio ambiente, por exemplo, para proporcionar experiências diferenciadas e construtivas a todos os participantes e estimular todos os sentidos, o que contribui para resultados efetivos.

Permeados por valores como ética, respeito, empreendorismo, liderança e união, os jogos não têm vencedor, todos incentivam a auto-superação dos participantes. O destaque é o trabalho em equipe e entre várias equipes multidisciplinares, característica forte de empresas inovadoras.

O treinamento conta com uma equipe de atores que apóia o aprendizado. No decorrer do processo, um psicólogo faz a análise dos participantes e, ao final do treinamento, cada profissional recebe os resultados da análise individualmente, num encontro com um consultor, que o ajudará a detectar pontos fortes e pontos a melhorar e formas de aperfeiçoamento.

Os ensinamentos dos animais e insetos podem ser adotados como atitude dentro e fora das empresas, o que acaba se tornando um benefício para a família e para a comunidade.

“O mérito dos jogos é, especialmente, não incentivar o clima competitivo, tão comum no ambiente corporativo, mas priorizar a cooperação, como muitos animais já vêm fazendo há milhões de anos.”, completa Juliana.



Fonte: Ana Paula Vieira Rogers