Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Programa Criança Ecológica divulga os ensinamentos ambientais

Editoria: Vininha F. Carvalho 01/04/2009

Ontem, terça - feira, 31/03, as crianças de 8 a 10 anos, tiveram mais um espaço para entrar em contato com a natureza e descobrir as riquezas da fauna e flora brasileira e a importância da sua conservação.

Foi inaugurado o espaço "Bicho Legal", sediado na Fundação parque Zoológico de São Paulo, e que compõe a Agenda Verde do Programa Criança Ecológica, que o governo do Estado de São Paulo, por intermédio da secretaria Estadual do Meio Ambiente - SMA lançou em 19 de março, no Parque Villa Lobos, na Zona Oeste da Capital.

O roteiro para visita, com duração de três horas, iniciou no Zôo Safári, onde as crianças entraram no espaço "Biomas do Brasil" e conheceram a diversificada fauna e flora brasileira, seus cheiros, suas cores e suas sensações, além de ficarem próximas dos animais que transitam livremente pelo Parque.

Na sequência, as "crianças ecológicas" seguem para o Parque Zoológico, onde aprenderão sobre a importância da preservação ambiental, única forma de garantir a vida de todos os seres do planeta.

Toda a aventura contou com a Turma do Criança Ecológica: Fred Fauno, Nika Valente, Frida Flor, Bob Água e Max Limpo, que estão em luta constante contra os vilões da natureza, Dick Poluição e Polly Vigarista.

Programa Criança Ecológica:

Lançado no dia 19 de março de 2009, pelo Governo do Estado, o Programa Criança Ecológica objetiva sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.

Agendas ambientais, determinadas por cores e temas - Azul, água, Verde, fauna e flora, Cinza, poluição, e Amarela, aquecimento global e educação para a vida, são os trajetos para interação com as atividades ambientais.

Cinco espaços na capital Paulista, o Parque Villa Lobos, o Parque Ecológico do Guarapiranga, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo, o Jardim Botânico e o Pomar Urbano, foram escolhidos para colocar "a meninada" em contato com a natureza e com os ensinamentos ambientais.

Além disso, para atender com mais facilidade as escolas do interior do Estado, 29 Unidades de Conservação, que integram a SMA, disponibilizarão uma programação específica para o Criança Ecológica, que contará, também, com espaços no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na cidade de Campinas, no Bosque Municipal da Cidade de Ribeirão Preto, e na Estação Ciência da USP, na capital.

Ao todo, 30 mil crianças deverão conhecer mensalmente o projeto e os espaços, que serão inaugurados ao longo do primeiro semestre de 2009. Futuramente, toda a população do estado poderá viajar na aventura do Criança Ecológica, pois existe a previsão dos espaços, após suas inaugurações, serem abertos aos finais de semana para visitação.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente