Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Obra literária aborda as estratégias de sustentabilidade na Amazônia

Editoria: Vininha F. Carvalho 12/09/2008

Construir estratégias de sustentabilidade para a Amazônia pode significar a conjugação de intensivos estudos científicos, boa comunicação sobre as evidências da mudança climática e a aplicação de ações no médio e longo-prazo. É com a proposta de jogar luz sobre o assunto, sugerindo a integração dos valores ambientais, sociais e econômicos que a professora, advogada e pesquisadora científica Giselle Ferreira de Araújo assina seu 14º e mais recente livro: Estratégias de Sustentabilidade na Amazônia – Aspectos científicos, sociais e legais – Contexto Global e Visão comparativa.

"Promover a resiliência e medidas de adaptabilidade aos impactos do clima consistirá, principalmente, em uma mudança na conduta dos indivíduos, das comunidades e das corporações para que esta nova postura se faça de uma forma mais ampla e espontânea", afirma.

Visando ampliar as abordagens, a pesquisadora reuniu artigos exclusivos de autores como Mario Bunge, Celso Fiorillo, David Oswald, entre outros que apontam ser este um momento decisivo para a tomada de decisões e aplicações de ações efetivas, haja vista tanto capital e tecnologia disponíveis no mundo.

O livro é bilíngüe e propõe que a atual sociedade seja uma terceira força, com um sistema gradual de valores e conhecimento como instrumento de facilitação de mudanças sociais e tecnológicas. A sociedade civil, o setor privado e os governos devem assumir importante papel na construção dessas estratégias de desenvolvimento sustentável.

Sobre a autora:

Professora visitante da Universidade de Oxford (Reino Unido), da London School of Economics (Reino Unido), da Freie Universität de Berlin (Alemanha) e do Stetson University Program (Estados Unidos), Pós-doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal), especialista pelo Human Rights Program da Harvard Law School (Estados Unidos), Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (Brasil), Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (Brasil), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Brasil).

Professora e conferencista nas cadeiras de Direito Internacional e Direito Ambiental. Pesquisadora científica em Desenvolvimento Sustentável, Direito Ambiental, Mudanças Climáticas, Energias Renováveis, Responsabilidade Social Corporativa, Políticas Sócio-Ambientais e Políticas Públicas em países em desenvolvimento. Consultora legal em Sustentabilidade e Direito Ambiental para empresas e organismos governamentais.

A especialista também é integrante do Grupo de Pesquisa do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) , foi eleita pelo Conselho Britânico Embaixadora do Clima no Brasil e é excelente fonte de informações para entrevistas e matérias relacionadas a projetos de sustentabilidade, Biodiversidade, Mudança Climática, Energias Renováveis, Amazônia - Mecanismos de desertificação, Governança corporativa, Mercado de carbono e Resiliência ecológica.

Serviço:

Livro: Estratégias de Sustentabilidade na Amazônia, aspectos científicos, sociais e legais. Contexto Global, visão comparativa.

Autora: Giselle Ferreira de Araújo

Editor: Letras Jurídicas

Fonte: Sílaba Comunicação