Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Ornitólogos batem recorde e registram 225 espécies de aves em um só dia

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/04/2008

Uma equipe de pesquisadores, formada por dez ornitólogos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), bateu na terça-feira (8/4) o recorde de espécies de aves observadas em um único dia na Amazônia - 225.

O fato ocorreu no Parque Nacional do Viruá, em Roraima, durante expedição científica que segue até o dia 15 de abril, quando se espera que este número possa chegar a 550 espécies registradas.

O total de 225 espécies em um só dia surpreendeu até mesmo o experiente ornitólogo Mario Cohn-Haft, coordenador da equipe de Inventário de Aves do Plano de Manejo do Parque Nacional do Viruá.

"Meu recorde anterior foi no rio Aripuanã, na bacia do Madeira, quando a gente identificou 183 espécies", afirmou Mario.

As pesquisas ornitológicas no Parque Nacional do Viruá começaram em 2006. Ao todo, já foram registradas até agora 510 espécies, o que o coloca o parque entre as unidades de conservação (UC) com maior diversidade de aves do País.

A equipe de aves do Plano de Manejo é formada por 12 ornitólogos do Inpa, que utilizam técnicas como senso auditivo/visual, captura com redes de neblina e uso de play-back. Todos os registros possuem testemunhos em fotos, gravações ou coletas.

Segundo o biólogo Claudeir F. Vargas, o Viruá se destaca pelo fato de ter uma grande diversidade de habitats. "Em um único dia você pode ir da terra firme para a várzea, igapó, campina e campinarana. E essa é uma peculiaridade do parque, porque você encontra tudo em áreas muito próximas, utilizando uma mesma logística".

Para Mario Cohn-Haft, o potencial da UC é fantástico, tanto para o estudo de aves quanto para o bird-watching (observação). "Você acha muita coisa, tudo junto e muito perto. Então, certamente o bird-watcher (observador) que vier conhecer o Viruá poderá viver dias fantásticos, com grandes chances de romper a barreira mundial de 200 espécies em um único dia".

Fonte: Instituto Chico Mendes