Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Polícia Ambiental realizou operação contra a caça ilegal

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/04/2008

Com o objetivo de combater a caça e o porte ilegal de armas no Estado de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, realizou, no sábado (5/4), operação que resultou na apreensão de 14 armas de fogo, um silenciador, 633 cartuchos de munições intactos, 278 deflagrados, 4,9 kg de carne de paca e 1,5 kg de capivara, na região de São José do Rio Preto.

A operação, que também faz parte da ação de intensificação do patrulhamento rural no Estado, foi realizada pelo 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental nos municípios de Votuporanga, Novo Horizonte, Sebastianópolis, Pedranópolis e São João de Iracema. Ao todo, 46 policiais ambientais participaram da ação em cumprimento a mandados de busca e apreensão.

Além de terem os equipamentos apreendidos, os envolvidos foram autuados em flagrante e foram encaminhados aos distritos policiais mais próximos dos locais de ocorrência dos crimes.

Os autuados deverão responder por prática de caça e posse de carne de animais silvestres, previstas na Lei de Crimes Ambientais, e porte ilegal de armas.

A Polícia Ambiental também encontrou, nos locais da operação, armadilhas de redes de náilon para a caça de capivaras.

O combate a crimes contra a fauna no Estado de São Paulo é uma das atividades da Polícia Ambiental, que organiza as operações a partir de levantamentos sobre as ocorrências.

Sómente em 2007, foram registrados 366 casos de caça ilegal, com a autuação dos envolvidos e a apreensão de 602 armas de fogo.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente