Editoria: Vininha F. Carvalho 12/06/2008
A partir de junho, a Merial Saúde Animal disponibilizará ao mercado brasileiro Recombitek® C4/CV, a primeira vacina com tecnologia recombinante desenvolvida especificamente para a primeira dose de vacinação de filhotes de cães.
Nova geração da consagrada Recombitek®, lançada no Brasil em 1999, Recombitek® C4/CV é indicada contra cinomose, parvovirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa e coronavirose canina. E a exclusiva tecnologia recombinante que resolve muitos problemas da imunização de filhotes.
Isso porque, ao contrário das vacinas convencionais, que utilizam vírus vivos atenuados em sua composição para imunizar contra cinomose, Recombitek® C4/CV conta com tecnologia recombinante Tipo 3, a mesma utilizada nas mais modernas vacinas humanas, para imunizar contra esta doença.
A tecnologia recombinante emprega um vírus-vetor completamente inofensivo ao cão, modificado em sua estrutura para conferir imunidade contra cinomose. Dessa forma, apresenta risco zero para reversão de virulência (quando a vacina causa a doença) e induz imunidade mesmo na presença de anticorpos maternos, com grande eficácia.
“Ao contrário do vírus vivo atenuado, o vírus-vetor de Recombitek® C4/CV, ao se replicar, sintetiza os agentes estritamente necessários para imunizar contra cinomose, sendo portando incapaz de reverter a virulência.
Além disso, passa despercebido pelos anticorpos maternos recebidos da mãe e é capaz de induzir imunidade contra cinomose mesmo na presença deles”, explica Leonardo Brandão, PhD em Medicina Veterinária e gerente de produtos biológicos da Operação Animais de Companhia da Merial.
Recombitek® C4/CV, menor risco de reações pós-vacinais:
A possibilidade de reversão da virulência e a dificuldade de induzir imunidade na presença de anticorpos maternos são os maiores desafios enfrentados por médicos veterinários que utilizam vacinas vivas-atenuadas contra a cinomose canina. Outro desafio são as reações pós-vacinais.
“No início da vida, os cães, sobretudo os de raças Toy, são mais predispostos a apresentar reações dolorosas, febre e até alergias após a vacinação”, afirma Leonardo.
Para evitar estas situações, Recombitek® C4/CV não possui a fração de Leptospira, agente da vacina que confere imunidade contra Leptospirose.
“São muito comuns os casos de reações pós-vacinais na primo-vacinação quando se utilizam vacinas com frações de Leptospira. Tanto que os pesquisadores recomendam que a fração seja ministrada somente na segunda e terceira doses de imunização”, diz Leonardo, acrescentando que a versão original Recombitek® contém frações de Leptospira e pode ser indicada normalmente na segunda e terceira vacinação do filhote.
Vantagens da nova Recombitek® C4/CV
- Vacina produzida exclusivamente para a primo-vacinação de filhotes de cães;
- Única vacina veterinária para cães filhotes com tecnologia recombinante Tipo 3 contra a cinomose canina, a mesma das mais modernas vacinas humanas;
- Apresenta risco zero de reversão da virulência na imunização contra cinomose;
- Induz imunidade contra cinomose mesmo na presença de anticorpos maternos;
- Não contém fração de Leptospira e apresenta baixo risco de reações pós-vacinais;