Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Cemave mapeia aves em mais da metade da bacia hidrográfica do São Francisco

Editoria: Vininha F. Carvalho 11/06/2008

O Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes, concluiu o mapeamento das aves existentes em 63% da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, que abrange os estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

O resultado é fruto do Projeto Conservação e Manejo da Avifauna da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, iniciado em 2005, e que vem trazendo resultados expressivos.

Do início do trabalho até agora, foram capturadas e/ou identificadas visual ou auditivamente 383 espécies de 73 famílias; feito o anilhamento e soltura de 1.680 espécies e a coleta de 578 indivíduos, que foram encaminhados para o Museu de Zoologia da USP e coleção da Universidade Federal de Pernambuco.

Nas oito expedições de campo, foram realizados trabalhos de inventário de espécies. Em outras quatro a equipe do Cemave pôde ampliar o conhecimento acerca da espécie Arara-azul-de-Lear, ameaçada de extinção. Os técnicos constataram novas áreas de vida da Arara-azul-de-Lear além de descobrirem novas informações sobre a forma de vida de quatro espécies consideradas ameaçadas.

Nas expedições, além dos trabalhos direto com as aves da Bacia, a equipe esteve em contato com as comunidades, divulgando o Projeto por meio de palestras, conversas informais, bem como na imprensa nacional e local.

O conhecimento existente sobre a avifauna na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco ainda é insuficiente. Daí a importância do projeto, que envolveu 30 técnicos de vários órgãos ambientais e colaboradores autônomos, com registros significativos de espécies diferentes para cada localidade trabalhada, além de incluírem novas espécies à lista geral de aves da Bacia.


Fonte: Instituto Chico Mendes