Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Proprietários de áreas rurais que queiram recuperar suas matas ciliares agora podem se cadastrar e receber apoio financeiro

Editoria: Vininha F. Carvalho 09/05/2008

Ficou mais fácil para qualquer pessoa ou empresa colaborar de maneira direta com a preservação e recuperação de áreas florestais do Estado. Cerca de 340 hectares de áreas ciliares já estão disponíveis no Banco de Áreas para Recuperação Florestal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e podem receber investimentos de pessoas físicas ou jurídicas.

O Banco faz parte do Projeto Ambiental Estratégico Mata Ciliar, da SMA, e tem como objetivo cadastrar e divulgar áreas ciliares disponíveis para recuperação.

Além disso, é uma maneira de aproximar os proprietários que não possuem recursos próprios dos interessados em financiar a recuperação da área.

Os proprietários poderão cadastrar áreas rurais que tenham nascentes ou fiquem perto de cursos dágua. Os interessados em investir no reflorestamento como neutralização de emissões de gases de efeito estufa ou mesmo como ação de responsabilidade social poderão consultar o Banco de Áreas e solicitar as informações sobre áreas específicas na SMA.

A inscrição da área no Banco é voluntária e sem custo. No entanto, é necessário que o proprietário se comprometa com a manutenção e monitoramento da mata após a recuperação. Na área não deve haver nenhuma obrigação legal (judicial ou administrativa) para a recuperação.

O formulário para inscrição e a lista de áreas já disponíveis podem ser acessados pelo site www.ambiente.sp.gov.br/mataciliar.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente - SP

Endereço: