Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Projeto salva mais de 500 mil quelônios em reserva biológica no Amazonas

Editoria: Vininha F. Carvalho 28/03/2008

A Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, no Amazonas, mantém, em parceria com a Prefeitura Municipal de Tapauá, projeto de conservação dos quelônios (animais com casco) de água doce.

De 2005 para cá, foram recuperados pela fiscalização e devolvidos ao meio ambiente mais de três mil quelônios, entre iaçás (Podocnemis sextuberculata), tracajás (Podocnemis unifilis) e tartarugas (Podocnemis expansa), e soltos mais de 500 mil filhotes de tartarugas em ações de manejo.

A Rebio realiza fiscalizações sistemáticas durante o ciclo de reprodução, que vai de julho a janeiro, e cuida também do manejo dos animais. Diferentemente das ações de fiscalização, o manejo é desenvolvido durante todo o ano.

Após a desova das tartarugas do Amazonas, os servidores constroem cercados no entorno dos ninhos para proteger os ovos de predadores e para estimar a quantidade de filhotes. Depois, os recém-nascidos são transportados para locais com maiores chances de sobrevivência.

Os dados sobre a quantidade de iaçás e tracajás soltos é dificultada, pois estes animais, diferentemente das tartarugas, desovam aleatoriamente, impossibilitando a construção de cercados em volta dos ninhos.

Fonte: Instituto Chico Mendes