Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Filhote de jacutinga nasce no Parque Ecológico da Klabin

Editoria: Vininha F. Carvalho 28/01/2008

O Parque Ecológico da Klabin acaba de ganhar dois novos moradores. Nasceram dois filhotes do pássaro da espécie conhecida como Jacutinga. O animal está na categoria em perigo, ou seja, que está sob um risco alto de extinção na natureza.

A notícia foi recebida com alegria pelos biólogos do Parque, que há cinco anos esperavam pelo nascimento de um filhote da espécie. Com os novos pássaros, será possível dar início ao projeto de reprodução e repovoamento na Fazenda Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR). A jacutinga foi extinta na região pela grande atividade de caça que havia no passado.

Implantado na década de 80 pela Klabin, o Parque Ecológico tem por objetivo reproduzir e proteger espécies ameaçadas de extinção na região para repovoamento, promover atividades de educação ambiental, proteger paisagens íntegras e realizar pesquisas científicas em vida silvestre.

Localizado na unidade paranaense de Telêmaco Borba, o Parque ocupa uma área total de 11.196 hectares, dos quais 7.883 hectares são formados por florestas naturais, representadas pela Mata de Araucária. Algumas destas florestas ainda se encontram em estado primitivo ou pouco alteradas. Foram identificadas, até o momento, 615 espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes. Desse total, 15 integram a lista dos animais considerados em extinção pelo Ibama.

Jacutinga:

Espécie pertencente à família Cracidae, caracteriza-se por possuir a plumagem negra brilhante, com manchas brancas nas asas e a base do bico é azulada.

Habitante típico da região Sudeste do Brasil, a espécie ainda é encontrada na região da Serra do Mar, em locais com florestas primárias e secundárias em bom estado de conservação. Em decorrência da caça, a espécie desapareceu da maioria dos locais onde era encontrada.



Fonte: Imagem Corporativa / Thereza Cesa / Eric Paraense