Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Portal Animalivre realiza concurso literário em parceria com o Centro Educacional ETIP

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/06/2007

O Centro Educacional ETIP situado na rua Inglaterra, 35 - Parque das Nações, Santo André(SP), realizou um ciclo de palestra em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, onde trouxe informações para preservação e melhoria do Meio Ambiente, acreditando que repassando o conhecimentos terão chances de acabar com o analfabetismo ambiental.

Público alvo : alunos dos cursos Técnico em Meio Ambiente e Técnico de Segurança do Trabalho e convidados.

Horário do evento : 19:00 as 22:35 horas nos dia 04,05,06 de Junho, teve um público expressivo, incluindo alunos, professores relacionados as áreas e convidados.

As palestras abordaram temas como: Destinação de Pilhas e Baterias, com a presença da FAARTE Assessoria Ambiental como palestrante, ISO 18000 E 14000 como implantar? Educação Ambiental e atualidades com a ONG ECOAR de São Paulo. A palestra sobre Ergonomia e Ginástica Laboral com Fisioterapeuta contou a presença de Aline de Castro.

O evento contou com expositores que foram parceiros com vendas de livros , cosméticos, exposição de maquetes dos alunos dos cursos Meio ambiente e Segurança do trabalho, distribuição de canetas e cartilhas sobre Proteção dos Animais , cedidos como cortesia pelo Portal Animalivre.

No último dia do evento aconteceu a premiação das melhores
redações referente ao Concurso promovido em parceria com o Portal Animalivre.

Confira os premiados, enviados pela Coordenadora do Curso Técnico Ambiental, Profa. Lucinéia Ribeiro :

1o.Lugar : Ahuana Acome - aluna do Curso Técnico Ambiental do Centro Educacional ETIP


O grande desequilíbrio:

Há muito tempo atrás, tudo estava em perfeito equilíbrio.Nas florestas, as cadeias alimentares não eram interrompidas, o ar era limo, a água cristalina e tudo estavam em harmonia.

Hoje, vemos o resultado do que o homem fez: transformou grande parte de tudo isso em imenso desequilíbrio e muita poluição.

Paisagem de belas florestas e de natureza admirável deram lugar a grandes prédios e salas impermeáveis. Grandes árvores são queimadas ou simplesmente retiradas para que haja lugar para as áreas de pastejo e agricultura.Tudo isso para manter o avanço desenfreado da população humana, ou simplesmente, para mera satisfação dos mesmos.

Mas... e os animais destas florestas, alguém lembrou deles? Não a ganância do ser humano era maior. As satisfações das necessidades humanas eram mais importantes do que “alguns” animais que morreram.

O homem por ser o único ser considerado racional e se julgar tão inteligente deveria cuidar melhor dos recursos que são necessários para a sua sobrevivência. Sendo assim, não deveria destruir o seu lar: O planeta Terra.

E, a curto prazo, os animais irracionais são os que estarão sofrendo a conseqüência pelos atos dos animais “racionais”. No meio de todos esses impactos negativos que vêm sendo causados pelo homem, estão os indefesos animais que, para não morrerem, são obrigados a se adaptarem à poluição.A perda de seus habitats, a perda de seus alimentos e a perda de seres de sua espécie.Tudo causado por um ser “racional ‘que, ironicamente, precisa de
tudo isso que está sendo destruído para viver...”.

Infelizmente, muitas pessoas ainda não se deram de que precisam dos animais, plantas, de ares limpos, de água potável e de outros recursos naturais para viver. Não são sómente os animais irracionais que estão em perigo, os racionais também estão correndo grande perigo. Teme-se que quando estes se derem conta disto, seja tarde demais.


2o.Lugar: Roberta - aluna do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Centro Educacional ETIP


Degradação do Meio Ambiente e seus Sêres:

O homem começou a destruir mais o meio ambiente depois de 1930, com a chegada da Revolução Industrial e suas máquinas.Devido a este acontecimento, as fábricas foram gerando mais resíduos e
jogando estes para a atmosfera e lixões.

Com isso hoje em dia não tem quase lugar para armazenar lixo humano, uma vez que a população mundial vem crescendo a cada ano, e assim produzindo mais resíduos.

O grande erro do ser humano é pensar que tudo é para sempre, sem se dar conta, que um dia a natureza sem uma preservação, e uso adequado será escassa para todos.

Hoje infelizmente, já estamos vivendo as conseqüências dos erros cometidos antigamente, como o aquecimento global e extinção de algumas espécies. E já não podemos fazer muita coisa, pois o crescimento populacional é constante e não há como produzir menos lixo.

Uma das soluções encontradas para melhorar a situação do meio, é através de reciclagem, mais isto não elimina totalmente os resíduos, pois nem todos podem ser reciclados, como líquidos e gases tóxicos.

O que é viável para ser feito é implantar o sistema de Produção mais Limpa,já que este visa produzir mais produtos gerando menos quantidade de resíduos , este visa produzir mais produtos gerando menos quantidade de resíduos, e assim poluindo menos. Esta técnica alem de ser usada na empresas e indústrias podem também ser utilizadas em nossos lares.

Mas este não é o único problema que a natureza enfrenta, além da poluição constante que mata várias espécies, há também o desmatamento que além, de acabar com nossas florestas, também colocam em risco a vida de animais silvestre que dependem dela para viver.Se a cada árvore que fosse cortada plantassem duas no lugar, hoje talvez não vivêssemos tão preocupados.

O governo de nosso País deveria fazer cumprir as leis de proteção ambiental e implantar o sistema de eco-cities, já que em nosso pais só existe uma “Curitiba”, e esta é considerada cidade modelo. E o homem, cumprir também com seu papel de cidadã, visando preservar hoje, para não faltar amanhã, já que além de
vivermos e dependemos do meio, também fazemos parte dele. Um dia a espécie que poderá sofrer risco de extinção será a nossa.


3o.Lugar: Shirley Vieira - aluna do Curso de Técnico Ambiental do Centro Educacional ETIP

Meio ambiente e segurança dos animais

Atualmente, existem inúmeros relatos com questionamentos que focam a realidade na qual estamos inseridos somos os grandes responsáveis pela atual destruição ambiental. Tudo começou no século XVIII, com a Revolução Industrial, dando início a uma intensificação da queima de combustíveis fósseis com o agravamento concomitantemente da poluição atmosférica.

É visível a escassez de recursos naturais, das transformações climáticas e do efeito nocivo deste impacto, causado principalmente pelo descaso humano.

Com o início do período Pós-Moderno, o homem inverteu seus valores, estamos na era do ter e não do ser. Por conta da evolução industrial, científica, da globalização mundial, e do egocentrismo total da espécie, que passa preocupar-se somente com sua própria visão de mundo, que na maioria das vezes, reflete sempre a sua personalidade, narcisista e egoísta, algo peculiar em nossa sociedade, houve uma preocupação com o desenvolvimento
sustentável e com as mudanças climáticas que podem assolar o planeta.

Apesar do trabalho da mídia focar a questão ambiental, percebe-se que degradações continuam, principalmente, em relação aos crimes ambientais, como: caça predatória, captura de espécies em extinção, animais mortos expostos como objetos de conquista (troféus), um verdadeiro horror, uma barbárie.

Para os homens, o que realmente importa é o prazer da caça ou do
dinheiro que é ofertado pelo animal desejado por outrem, é inadmissível que em pleno século XXI, ainda nos deparemos com estas tristes situações.

As leis de proteção ambiental necessitam ser mais rígidas e aplicáveis na prática, e também modificar a legislação aplicando severas penalidades, animais precisam de mais segurança e salvaguarda de seus direitos. E a modificação da legislação aplicando severas penalidades, não só por este tipo de crime, mas pelo crime mais cruel, o de acabar com a natureza e com a
evolução de espécies. Nem mesmo seu habitat vem sendo respeitado, devido à interferência antrópica, causando a ruína do meio de sua sobrevivência.

Para minimizar as atitudes irresponsáveis que geram diversas conseqüências prejudiciais ao meio ambiente, à natureza, e aos animais, é importante salientar cada vez mais a conscientização de consumo responsável e equilibrado e a necessidade de efetuar um trabalho de educação ambiental em vários níveis sociais. É imprescindível levar ao conhecimento de todos, os benefícios gerados com a melhoria ambiental.

Por meio do aprimoramento, tornando os meios poluentes otimizados, uso de recursos naturais, das práticas disciplinares, a reciclagem, coleta seletiva, compostagem, o respeito ao habitat das espécies, buscando continuamente a conservação do meio ambiente.

A destruição de vida em um todo é iminente, e as ações como estas, seriam de suma importância para a salvação do planeta e de nossa própria espécie.

Fonte: Centro Educacional ETIP