Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Zôo Tropical Manaus , uma sala de aula viva na educação ambiental

Editoria: Vininha F. Carvalho 18/05/2007

No final do mês de abril, nos dias 21 e 30, o Zôo Tropical Manaus recebeu dois grupos de visitantes com estudantes do Curso Latino Americano de Especialização em Animais Silvestres – Conservação na Amazônia Ocidental e no Pantanal, e da ESBAM – Escola Superior Batista do Amazonas, com os alunos do Curso de Graduação de Medicina Veterinária.

Nesta ocasião foi realizada uma aula sobre a biologia e ecologia da fauna e flora da Amazônia, a bióloga do hotel Dayse Campista orientou e acompanhou os grupos pelas dependências do zoológico, juntamente com o suporte dos tratatores do zôo e do médico veterinário Cristian Aguillera.

Considerado uma sala de aula viva, o Zôo Tropical Manaus, no dia 30/4 ainda mostrou aos alunos a prática da montagem de dardos tranqüilizante para os felinos (onça e jaguatirica).

“Durante a visita monitorada os visitantes conhecem de perto as atividades de um zoológico e seus bastidores”, afirma a bióloga Dayse Campista.

Ambos os grupos foram acompanhados por professores acadêmicos, que confirmaram a importância de ilustrar a teoria para o melhor aprendizado.

O Zôo Tropical Manaus oferece visitas monitoradas, acompanhada pela bióloga Dayse Campista, todas segundas, quartas e sextas-feiras, às 10h, para os hóspedes do Complexo Hoteleiro Manaus.

Para o público externo é necessário agendar a data, pois segundo a bióloga, as datas comemorativas são as mais disputadas, como: Páscoa, Meio Ambiente (05/06), Árvore (21/09) e Criança (12/10).



Curso Latino Americano de Especialização em Animais Silvestres – Conservação na Amazônia Ocidental e no Pantanal

O curso é uma realização conjunta da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBM) e do Instituto Milton Thiago de Mello. O coordenador, Prof. Milton Thiago de Mello, médico veterinário ministra o curso itinerante desde 1983, formando profissionais da área da biologia, medicina veterinária, psicologia, zootecnia e agronomia, não só do Brasil, mas também no exterior. Uma das grandes contribuições é a capacitação de pessoal técnico na Conservação da Biodiversidade.