Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Parque Ecológico da Pampulha (BH) realiza o Projeto Quarta Crescente

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/04/2007

Um novo olhar sob o céu de Belo Horizonte é a proposta do Projeto Quarta Crescente, uma parceria da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte e o Observatório Astronômico Frei Rosário da Universidade Federal de Minas Gerais.

A primeira edição do projeto aconteceu o dia 25 de abril, de 18h às 22h, no Parque Ecológico da Pampulha, com entrada franca. Na oportunidade, os interessados paticiparam de observações astronômicas monitoradas, aulas com recursos multimídia e visitarão laboratórios interativos.

De abril a setembro, sempre na quarta-feira da semana da lua crescente, serão realizadas diversas atividades para o público em geral, sem necessidade de agendamento (exceto para o Planetário).

Para isso, o projeto contará com o trabalho de professores, técnicos e monitores da UFMG, além da equipe de segurança do Parque Ecológico da Pampulha.

Levando-se em consideração o espaço privilegiado do Parque Ecológico da Pampulha e a experiência da equipe do Departamento de Física da UFMG para a popularização da ciência, esse projeto configura-se numa oportunidade ímpar para que cidadãos possam ter acesso aos achados da ciência, em particular da Astronomia, de forma estimulante e envolvente. É uma forma de incluir indivíduos a campos específicos do conhecimento e estimular novas formas de ver o mundo.

Para Evandro Xavier, presidente da Zoo-Botânica de Belo Horizonte, a iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura da capital com a divulgação do saber científico.

“A idéia é aproveitar o fascínio que a astronomia desperta nas pessoas, criando interesse pela ciência”, afirma. A astronomia é também indicada para promover a motivação por envolver várias ciências como a física, matemática, química e computação.


Detalhamento das atividades:

1 – OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS MONITORADAS

Local: Colinas do Espelho D’Água.

Metodologia: a observação ocorrerá através de telescópios com características adequadas ao objeto de observação. Próximo aos telescópios haverá um ponto de apoio no qual o visitante poderá conhecer o mapa eletrônico do céu (para ajuda à identificação de planetas, estrelas, constelações, etc.) e software explicativo sobre os telescópios em uso na noite e/ou tema do momento.

2 – AULAS COM RECURSOS MULTIMÍDIA

Local: Auditório
Metodologia: aulas sobre os fundamentos da astronomia e/ou temas de momento.
25/4: 19h30 – A Estrutura do Universo – Prof. Renato Las Casas
20h45 – As Últimas Descobertas da Astronomia – Prof. Túlio Jorge dos Santos

3 – LABORATÓRIOS INTERATIVOS

Local: Centro de Apoio

Metodologia: será montado um laboratório voltado à demonstração das leis e princípios básicos da ciência, tendo a Astronomia como principal motivador (Projeto “Física Fácil”). Serão realizados experimentos (demonstrativos e/ou interativos) para a ilustração dos fundamentos da astronomia e/ou de temas do momento.
25/4: Como a Luz nos Traz Informações dos Astros?
Prof. Fernando Augusto Batista

4 – SESSÕES DE PLANETÁRIO*

Local: Centro de Apoio
Metodologia: aula - “As Estrelas da Bandeira Brasileira” - uma iniciação ao reconhecimento de estrelas e constelações e seus movimentos no céu.

Equipamento: Planetário StarLab com cúpula inflável de 5 metros de diâmetro.

* Apenas para as sessões do planetário haverá agendamento prévio. Ligue +5531 3499-5679, nos dias úteis, de 12h às 13h e de 16h às 18h.

5 – OBSERVAÇÕES

Lua, Vênus, Saturno, Júpiter, Nebulosa de Órion, Caixinha de Jóias, dentre outros.

Fonte: Fundação Zoo-Botânica de BH