Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Mata Atlântica ganha três novos Mosaicos de Unidades de Conservação

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/12/2006

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou na segunda-feira, 11/12, as Portarias 349, 350 e 351, que reconhecem três novos Mosaicos de Unidades de Conservação da Mata Atlântica na região das Serras do Mar e da Mantiqueira: Mosaico Bocaina, na região de Paraty (RJ) e Ubatuba (SP); Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, na região serrana do Rio de Janeiro e Mosaico da Serra da Mantiqueira, composto por unidades de conservação de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O pedido de reconhecimento de um mosaico, cujo objetivo é estimular a gestão integrada das UCs, contribuindo para a preservação e conservação dos recursos naturais, bem como para o desenvolvimento sustentável da região, é feito pelos órgãos gestores das unidades de conservação.

No caso dos três mosaicos do Corredor da Serra do Mar, o Projeto de Apoio à sua criação, iniciado em dezembro de 2005, foi coordenado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, por meio do Instituto Amigos da RBMA.

O projeto contou com recursos do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos, uma iniciativa conjunta da Conservação Internacional, Fundo para o Meio Ambiente Global, Governo do Japão, Fundação Mac Arthur e Banco Mundial.

Considerado um bioma prioritário para a conservação, um dos mais ricos do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica, originalmente com 1.300.000 de quilômetros quadrados, está reduzida a menos de 8% de sua cobertura e em sua área de abrangência vivem 120 milhões de brasileiros, gerando 70% do Produto Interno Bruto do País. Ações de conservação e recuperação são imprescindíveis para garantir água e condições climáticas à manutenção e melhoria da qualidade de vida da população.

A estratégia adotada pelo Projeto foi contribuir com as iniciativas em andamento nos órgãos gestores ambientais das três instâncias de governo e proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs, visando a proposição e articulação dos três Mosaicos, que somam 51 unidades de conservação.

Fonte: Ibama