Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Pecuaristas de SP e MS conhecem tecnologia dos marcadores moleculares

Editoria: Vininha F. Carvalho 27/10/2006

A Merial Saúde Animal, líder mundial em produtos e medicamentos veterinários, está organizando eventos regionais para apresentar a seus clientes o IGENITY®, tecnologia de identificação de características genéticas em bovinos por meio de marcadores moleculares. A iniciativa tem o objetivo de preparar o lançamento oficial dos marcadores moleculares do IGENITY para gado zebuíno no próximo ano.

Em outubro, a empresa reuniu em Lins (SP) e Campo Grande (MS) cerca de 60 clientes integrantes do Programa SOMA, que reúne proprietários de grandes projetos pecuários atendidos pela empresa. No dia 27 de outubro, a Merial programou novo encontro com pecuaristas em Cuiabá (MT) e no dia 30 de outubro, em Goiânia (GO), com o mesmo objetivo.

Segundo o gerente de relacionamento com cliente da Merial, Carlos Saviani, a empresa tem compromisso com os clientes do Programa SOMA de apresentar as novidades e lançamentos da empresa.

“Esta é uma das vantagens oferecidas a esse grupo de clientes, que conta também com total apoio em assessoria sanitária, treinamentos de funcionários e outros serviços oferecidos pela Merial”, explica Saviani.

Iniciativa inédita da Merial no segmento de genética bovina, o IGENITY incorpora a análise de DNA à produção de carne bovina e de leite e seleção genética. Por meio de uma única amostra de pêlo do animal, a Merial identifica os bovinos capazes de transmitir às suas progênies as características valorizadas.

“A tecnologia IGENITY é um novo passo no desenvolvimento genético do rebanho bovino. Permite aos pecuaristas identificar, mesmo logo após o nascimento, animais de potencial genético superiores, para fins de seleção e manejo, levando à economia de tempo, redução de custos e melhor retorno econômico. Tudo isso com a confiabilidade e segurança das análises de DNA”, afirma Henry Berger, gerente IGENITY para a América Latina.

A tecnologia já existe e está validada para bovinos de uma série de raças européias, devido ao trabalho da Merial nos Estados Unidos e Europa, onde o serviço já é oferecido. No Brasil, a Merial realiza no momento o trabalho de validação para raças zebuínas.

“O trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. José Bento Sterman Ferraz, da USP de Pirassununga, instituição que detém um dos maiores programas de melhoramento genético do Brasil, e, em leite, pela Embrapa Gado de Leite. A validação de marcadores para gado zebuíno é uma iniciativa inédita no mundo.

Nossa expectativa é concluir o processo até o início do próximo ano, para então fazer o lançamento oficial da tecnologia”, afirma Berger.

Informações adicionais sobre o IGENITY: 0800 888-8484

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Endereço: