Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Ibama/RS fará vistorias em Criadouros Conservacionistas e Zoológicos

Editoria: Vininha F. Carvalho 30/05/2006

O Núcleo de Fauna do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Rio Grande do Sul fará vistorias em Criadores Conservacionistas e Zoológicos. O objetivo é verificar a situação legal em que se encontram estes locais, seus relatórios de plantel atualizados, espaço dos recintos existentes e demais exigências do Ibama para o funcionamento dos mesmos.

As vistorias serão realizadas por dois biólogos e um médico veterinário e deve estender-se até o final do ano com previsão para mais de 50 vistorias. O Rio Grande do Sul conta com mais de 45 criadouros conservacionistas e 09 zoológicos registrados, sendo que a maioria falta documentação e relatórios atualizados. Com esta medida será verificado o estado dos empreendimentos, buscando normalizar os registros ou, dependendo do caso, encerrar as atividades daqueles que estiverem em desacordo com as normas.

As vistorias nos zoológicos têm como meta dar continuidade à operação Zôo Legal (2003), com o intuito de verificar o cumprimento dos “Termo de Ajustamento de Conduta” firmados e ainda propor novos TAC quando necessário. No RS o único zoológico que está efetivamente registrado e dentro das exigências necessárias para funcionamento é o Pampa Safári.

As atividades de vistoria de Criadouros Conservacionistas é conseqüência do trabalho iniciado em 2005. Segundo o chefe do Núcleo de Fauna, Mário Tischer, com este trabalho, até a metade do ano todos Criadores Conservacionistas do RS serão vistoriados. Isto facilitará o cumprimento das exigências para funcionamento e a destinação dos animais apreendidos e ainda haverá uma melhor composição dos grupos dos plantéis existentes e pareamento das espécies ameaçada de extinção.

Fonte: Ibama