Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Pesquisa em gatos mostra como o vírus H5N1 ataca

Editoria: Vininha F. Carvalho 22/01/2007

Pesquisadores do Centro Médico Erasmus, na Holanda, realizaram pesquisas com gatos domésticos infectados pelo H5N1, a variedade mais virulenta dos vírus causadores da gripe aviária, para estudar as conseqüências da doença. Os gatos representam modelos bastante razoáveis para estudar as reações de infecções no corpo humano.

Os cientistas descobriram que a gripe aviária ataca os tecidos do corpo, tais como cérebro, fígado, rins, coração, entre outros, matando células e causando inflamações sérias. A descoberta também sugere que o vírus pode infectar o intestino através da comida, e se espalhar pelas fezes contaminadas.

A gripe aviária já matou 81 pessoas em todo o mundo. A comunidade internacional destinará US$ 1,9 bilhão em empréstimos e doações para combater a doença.

No Líbano, um morador do norte do país foi transferido para um hospital de Beirute para realizar exames, diante da possibilidade de estar infectado com gripe aviária, informaram os meios de comunicação locais.

Segundo as rádios libanesas, o doente, que tem sintomas de gripe, residia em uma área onde morreram várias aves migratórias e frangos, o que provocou pânico na região.

As aves e frangos mortos foram encontrados nestes últimos dias na região de Denniyeh, no norte do Líbano, para onde o Ministério de Agricultura enviou imediatamente equipes de especialistas, a fim de examiná-los.

Fonte: EFE