Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

WWF-Brasil premia boas práticas de saneamento ambiental

Editoria: Vininha F. Carvalho 08/12/2005

O WWF-Brasil entrega, no dia 2 de dezembro, às 16h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a premiação aos 15 trabalhos selecionados para a Mostra Água para a Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento.Ao todo, foram apresentados para a seleção 47 experiências, de todo o país. Destes, quinze fazem parte da publicação Mostra Água para a Vida, Água para Todos: Boas Práticas em Saneamento, que será lançada durante a solenidade.

A mostra, promovida pelo Programa Água para a Vida, dentro da campanha Água para a Vida, Água para Todos, do WWF-Brasil, tem por objetivo identificar e divulgar iniciativas modelo, de prestadores de serviço e instituições com experiências em saneamento, que propiciem conservação da água, proteção dos mananciais, redução da poluição hídrica, tecnologias que promovam o uso eficiente dos recursos hídricos, acesso a saneamento básico e o envolvimento da sociedade.

"Acredito que divulgar boas práticas de saneamento ambiental é uma contribuição para reduzir o abismo que separa aqueles que têm acesso a estes serviços daqueles que são excluídos deste direito universal", declarou Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida.

Samuel lembrou que uma das Metas do Milênio, firmadas com a ONU, estabelece que a exclusão hídrica deve ser reduzida em 50% até 2015. "No Brasil, ainda temos 40 milhões de pessoas sem acesso aos serviços de saneamento ambiental", disse.

"O que chamou mais nossa atenção foi o número de experiências envolvendo a participação da sociedade civil nos processos de gestão e tomada de decisões em saneamento e gestão de recursos hídricos", comemora Sérgio Ribeiro, coordenador da Campanha. Ao todo, foram inscritas 47 experiências.