Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

O que os animais fazem por nós

Editoria: Vininha F. Carvalho 03/08/2005

Você já sabe que ter um animal traz um monte de benefícios: amor
incondicional, um despertador que nunca falha, um calorzinho a mais na cama numa noite de inverno. Mas você sabia que ele também faz muito bem à sua saúde?

Os animais ajudam você a...

...diminuir as consultas médicas.

Um estudo americano descobriu que os donos de animais de estimação tiveram 21% menos consultas médicas do que aquelas pessoas que não têm bichos.

...evitar um segundo ataque cardíaco.

Esperamos que você nunca tenha tido um, mas se por acaso teve, preste atenção. Quando os pesquisadores estudaram pessoas que tiveram ataques do coração, perceberam que aquelas que tinham cães viveram mais do que as que não tinham.

Dessas pessoas que não tinham, cerca de 7% morreram dentro de um ano após o ataque, enquanto que somente 1%, das que tinham cães, morreram nesse tempo.

...conhecer gente

Aqui está a confirmação do que você provavelmente já viu no parque: de acordo com um estudo, as pessoas que passeiam com seus cães têm mais contato social e conversam mais do que aquelas que passeiam sozinhas.

O que isso tem a ver com a sua saúde? A interação social é
importante porque as pessoas que são física ou psiquicamente isoladas do contato humano têm maiores taxas de problemas, acidentes e depressão.

...criar seus filhos.

Podemos ensinar as crianças pequenas a cuidar e respeitar seus bichos de estimação e isso passará a outros animais que ela vier a conhecer.

Uma criança e um animal têm o amor e a inocência que fará um laço
profundo de sentimentos, jamais será esquecido por ela. Os animais são como os filhos dos nossos filhos. Eles dão a eles a chance de brincar de ser pais.

...melhorar sua comunicação não-verbal.

Muitas de nossas habilidades sociais têm a ver com a linguagem
corporal: um toque, um sorriso, um gesto que diz o que nós estamos sentindo por dentro. E os animais são bons instrutores disso.

Estudos demonstraram que crianças que têm animais de estimação "pegam" mensagens não-verbais melhor e mais rapidamente do que as que não têm.

Quando os cientistas mostram fotos de diferentes posturas e
caretas de animais e de humanos para essas crianças, elas
podem "decodificar" o sentimento expresso melhor do que seus colegas sem bichos. E, ficando mais sensíveis, elas se tornam amigos melhores de se ter.

...abaixar sua pressão.

Estudos mostraram que a interação humana pode aumentar a pressão
sanguínea – e não somente quando o outro humano é a sua sogra. O
antídoto? Passe mais tempo com seu animal. Mais um motivo para
abraçar seu amigão.

Fonte: Autoria desconhecida