Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Estudo indica que cães são mais inteligentes do que se pensava

Editoria: Vininha F. Carvalho 02/08/2005

Os cães são muito mais inteligentes do que pensam os humanos. É o que afirmam cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em uma reportagem da revista New Scientist, os pesquisadores afirmam que o melhor amigo do homem sabe contar e que tenta passar mensagens usando diferentes tipos de latidos.

"Especialistas em comportamento animal acreditavam que o latido era apenas uma forma de chamar atenção. Agora, um novo estudo sugere que cada cão tem um tipo específico de latido, com uma infinidade de significados", diz a edição da revista New Scientist desta quarta-feira.

Em geral, os cães latem alto quando são separados de seus donos. Já quando estranhos se aproximam ou a campainha toca, emitem latidos baixos e secos, explica a especialista em comportamento animal da universidade, Sophia Yin. Quando brincam, os sons são altos e espaçados.

Os cães também possuem uma habilidade matemática que os faz perceber quando uma pilha de objetos é maior do que a outra. Mas para contar, o animal tem que reconhecer que cada objeto corresponde a um único número e que o último número na seqüência representa o número total de objetos, acrescentou a New Scientist.

O cientista Robert Young, da Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, testou a teoria com cães mestiços. Os animais observaram uma pilha de objetos. Em seguida, o conjunto era tapado por uma tela. O pesquisador acrescentava alguns materiais ou deixava a pilha como estava. Se algo era acrescentado ou retirado, os cães observam por muito mais tempo.

Cães são descendentes de lobos, que não só têm um grande neocortex - o centro do cérebro usado para a razão - mas também vivem em grandes grupos sociais, afirmou a revista.

Young acredita que a habilidade matemática pode ter sido usada para contabilizar quantos inimigos e aliados existem em um grupo.

Reuters

Fonte: Reuters