Ave de Rapina
Onça
Cachorro
Cavalo
Gato
Arara

Ecologistas temem que se permita aumentar caça de focas em 2006

Editoria: Vininha F. Carvalho 02/08/2005

Ecologistas disseram, que as cifras dadas por Ottawa (Canadá) sobre a população de focas no Atlântico canadense mostram que a caça a estes animais aumentará em 2006 apesar de alcançar seus níveis mais altos nos últimos três anos.

O Ministério da Pesca canadense informou que a população de focas harpa no nordeste do país é de 5,9 milhões, apesar de os caçadores terem matado nos três últimos anos um milhão de filhotes e exemplares jovens.

"Estas cifras claramente indicam que a população de focas harpa segue estável e saudável, e que a caça está administrada de modo que assegura sua conservação, assim como uma caça continuada", afirmou o ministro da Pesca, Geoff Regan.

A principal organização ecológica oposta à caça de focas, o Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (IFAW), mostrou seu ceticismo perante a cifra oferecida pelas autoridades canadenses. "As conclusões não são surpreendentes", disse à Agência Efe Chris Cutter, porta-voz do IFAW.

"Existe uma grande pressão para aumentar o volume da caça. Os caçadores mantêm suas solicitações de aumentar o número de animais capturados e o Ministério da Pesca aumenta seus esforços para comercializar os produtos", acrescentou.

Cutter questionou a cifra de quase seis milhões de focas contabilizadas pelas autoridades ao utilizar em 2004 "um modelo matemático" para calcular a população, segundo indicou o Ministério de Pesca.

"Suas razões se baseiam na economia e não na ciência. Com a caça em números recorde nos últimos três anos, o aquecimento global afetando a reprodução das focas e a caça quase exclusiva dos filhotes, as cifras não batem", acrescentou Cutter.

Segundo as autoridades canadenses, o modelo matemático utilizado situa a população em 5,9 milhões de animais, embora a cifra vá de 4,5 milhões a 7,2 milhões em seus estimados inferior e superior. Durante uma análise aérea feita em 2004, os cientistas do Ministério de Pesca concluíram que o número de bebês nascidos esse ano foi muito similar ao de 1999.

Com estas cifras, as autoridades pesqueiras canadenses vão redigir um novo plano de gestão de caça para os próximos anos. Para isso querem organizar um Fórum de Focas no outono (boreal) no qual devem estar presentes o Ministério da Pesca, organizações não-governamentais, a indústria e organizações de defesa dos animais.

Cutter declarou que o IFAW terá que estudar os dados conhecidos antes de decidir se participará da reunião, mas advertiu que o grupo considera que esta é praticamente inútil, porque é evidente que Ottawa já tomou suas decisões.

O IFAW já decidiu não participar da reunião científica organizada este mês pelo Ministério da Pesca perante o que classificou como a falta de diálogo efetivo das autoridades canadenses e o temor de Ottawa manipular sua presença.



Fonte: Agência Efe